Início das Actividades do Empower Mental Health
Foi ontem, 10 de Janeiro de 2024, lançado oficialmente o Projecto
Empowering Women, Adolescent, and Youth with a multilevel Mental Health initiative in Mozambique (EMPOWER-MH).
Hoje, 11 de Janeiro de 2024, iniciaram as actividades os 8 especialistas em CETA que irão responder este Projecto em 8 áreas de Saúde (4 em Manica e 4 em Sofala).
A Iniciativa EMPOWER-MH irá utilizar uma abordagem multi-nível para expandir rapidamente e aprimorar uma intervenção de saúde mental (SM) baseada em evidências, com o objetivo de melhorar o alcance e a qualidade dos serviços de SM e apoio psicossocial para populações em risco.
Ao longo de 5 anos, este projeto pretende transformar as províncias de Sofala e Manica em províncias modelo, criando um ciclo virtuoso onde o aprendizado a partir de implementações inovadoras de saúde mental alimenta o desenvolvimento de políticas e diretrizes nacionais para serviços de SM, e onde a implementação é reforçada pelas diretrizes e estratégias nacionais e provinciais.
A Iniciativa EMPOWER-MH se concentra em expandir os serviços de SM em áreas prioritárias com alta necessidade conhecida, mas que atualmente não possuem serviços ou atividades estruturadas de SM.
O foco principal da iniciativa é a ampliação do modelo CETA-MZ, uma terapia de SM transdiagnóstica inovadora que pode tratar eficazmente todas as principais causas de doenças mentais comuns e ser implementada por profissionais de saúde não especializados. Ao longo dos últimos 5 anos, a equipe do projeto liderou o desenvolvimento, teste e otimização do CETA-MZ para o contexto moçambicano. Pesquisas iniciais de implementação demonstram que o CETA-MZ é eficaz e viável para o tratamento de indivíduos com problemas de SM, particularmente trauma, violência baseada em gênero, depressão, pensamentos suicidas, ansiedade e abuso/dependência de substâncias.
Os serviços CETA-MZ serão ampliados dentro de unidades de saúde e escolas secundárias correspondentes, com foco em atender às necessidades de Adolescentes Meninas e Mulheres Jovens (AMMJ) em risco dentro de serviços de saúde materno-infantis e juvenis, bem como em ambientes educacionais.
Para desenvolver ainda mais uma rede informal de aliados comunitários e promover a demanda por serviços, o projeto realizará atividades comunitárias com uma diversidade de líderes comunitários e pais, com foco na interseção de equidade de gênero e saúde mental.
Em resumo, a Iniciativa EMPOWER-MH é um projeto abrangente que visa melhorar o acesso e a qualidade da saúde mental para populações vulneráveis em Moçambique, utilizando um modelo inovador e baseado em evidências.
