Lançamento do Projecto: Implementação de Formação e Treino em Serviço para WASH em Instalações de Cuidados de Saúde Primários nas ProvÃncias de Sofala e Zambézia, Moçambique
O Comité para a Saúde de Moçambique (CSM), em parceria com a UNICEF, implementa o projecto Implementação de Formação e Treino em Serviço para WASH em Instalações de Cuidados de Saúde Primários nas ProvÃncias de Sofala e Zambézia, Moçambique.
Data: 15 de Março de 2024
Local: Sala de Reuniões do Milénio Hotel, Quelimane, Zambézia
Participantes:
- Dr. Óscar Hawad, Director dos Serviços Provinciais de Saúde da Zambézia
- Priscilla Felimone Rafael, Directora dos Serviços Provinciais de Saúde de Sofala
- Neusa Joel, Directora Provincial de Saúde de Sofala
- Orlando Jequecene Francisco, Director Provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos HÃdricos de Sofala
- Equipa da UNICEF: Mayza Tricamegy (virtualmente), Angélica Mahungane, Carlos Macande e Celestina Ali
- IsaÃas Ramiro, Director Executivo do CSM
- Quadros do Sector Saúde e do Sector das Obras Públicas, Habitação e Recursos HÃdricos da Zambézia e Sofala
- Quadros do Comité para a Saúde de Moçambique (CSM)
Intervenções:
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Dr. Óscar Hawad: Destacou a importância do projecto para a provÃncia da Zambézia, onde a escassez de água e saneamento é um problema sério, principalmente nas Unidades Sanitárias (USs).
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UNICEF: Apresentou a Estratégia e Programa WASH para os Governos de Sofala e Zambézia.
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CSM: Apresentou o projecto Implementação de Formação e Treino em Serviço para WASH em Instalações de Cuidados de Saúde Primários nas ProvÃncias de Sofala e Zambézia, Moçambique.
Objectivo do Projecto:
Aumentar a capacidade para a Prevenção e Controlo de doenças infecciosas nas USs do nÃvel primário através da implementação da metodologia WASH FIT.
Resultados Esperados:
- Desenvolvido o Pacote de Formação em WASH FIT para as equipas WASH das USs;
- Estabelecido um Grupo de Formadores distritais (SDSMASs e SDPIs) em WASH FIT;
- Capacitados em WASH FIT 120 Profissionais de Saúde das USs seleccionadas, incluindo na componente Operação&Manutenção dos equipamentos WASH;
- Capacitados em WASH FIT 60 LÃderes Comunitários;
- Estabelecidas práticas de WASH e PCI através da implementação sustentável da metodologia WASH FIT em 60 USs;
- Desenvolvido um pacote de custos da intervenção em WASH FIT nas USs;
- Estabelecida uma forte Estratégia de M&A.
Locais de Implementação:
Distritos de Dondo, Muanza, Cheringoma, Marromeu, Caia, Chemba, Gorongosa, Nhamatanda, Chibabava e Búzi em Sofala e Mocuba, Milange, Alto Molocue, Gurue and Namacurra na Zambézia (total de 60 USs: 23 em Sofala e 37 na Zambézia).
Abordagem:
- Colaboração com o Ministério da Saúde, SPS, DPS, DPOHRH das provÃncias, UNICEF, SDSMASs e SDPI;
- Abordagem de proximidade: levar o apoio técnico directamente às USs e às comunidades;
- Apoio técnico combinado: formação no local de trabalho, coaching&mentoria, formação e supervisão;
- Respeito pelas regras e regulamentos do UNICEF, incluindo Prevenção contra a Exploração e Abuso Sexual (PEAS);
- Promoção da Género, Equidade e Inclusão, com foco nas pessoas com incapacidade.
Riscos Identificados:
- Rotatividade de pessoal da equipa WASH das USs;
- Escassez de recursos financeiros para manter em funcionamento as infraestruturas WASH nas USs e a capacitação das equipas WASH das USs.
Próximos Passos:
- Realização da Formação de Formadores (Quelimane e Beira);
- Criação das equipas WASH das Uss;
- Treinamento das equipas WASH das Uss (na sede de cada distrito);
- Realização da Linha de Base sobre os serviços e condições de WASH FIT nas USs seleccionadas.
Conclusão:   Â
O lançamento do projecto foi um sucesso, com a participação de importantes actores do sector da saúde e da WASH. O projecto tem potencial para melhorar significativamente a qualidade dos serviços de WASH nas USs de Sofala e Zambézia, contribuindo para a redução das doenças infecciosas e para a promoção da saúde das comunidades.