Projecto: Implementação de Formação e Treino em Serviço para WASH em Instalações de Cuidados de Saúde Primários nas Províncias de Sofala e Zambézia, Moçambique
O Comité para a Saúde de Moçambique (CSM), em parceria com a UNICEF, implementa o projecto Implementação de Formação e Treino em Serviço para WASH em Instalações de Cuidados de Saúde Primários nas Províncias de Sofala e Zambézia, Moçambique.
Objectivo:
O projecto visa aumentar a capacidade para a Prevenção e Controlo de doenças infecciosas nas Unidades Sanitárias (USs) do nível primário através da implementação da metodologia WASH FIT.
Resultados Esperados:
- Desenvolvimento de Capacidades:
- Pacote de Formação em WASH FIT para as equipas WASH das USs;
- Grupo de Formadores distritais (SDSMASs e SDPIs) em WASH FIT;
- Capacitação em WASH FIT para 120 Profissionais de Saúde das USs, incluindo na componente Operação&Manutenção dos equipamentos WASH;
- Capacitação em WASH FIT para 60 Líderes Comunitários.
- Melhoria das Práticas de WASH:
- Implementação sustentável da metodologia WASH FIT em 60 USs;
- Desenvolvimento de um pacote de custos da intervenção em WASH FIT nas USs.
- Monitoria e Avaliação:
- Estabelecida uma forte Estratégia de M&A.
Locais de Implementação:
- Distritos em Sofala: Dondo, Muanza, Cheringoma, Marromeu, Caia, Chemba, Gorongosa, Nhamatanda, Chibabava e Búzi (total de 23 USs).
- Distritos na Zambézia: Mocuba, Milange, Alto Molocue, Gurue and Namacurra (total de 37 USs).
Abordagem:
- Colaboração:
- Ministério da Saúde, SPS, DPS, DPOHRH das províncias, UNICEF, SDSMASs e SDPI.
- Proximidade:
- Levar o apoio técnico directamente às USs e às comunidades.
- Apoio Técnico Combinado:
- Formação no local de trabalho, coaching&mentoria, formação e supervisão.
- Respeito pelas Regras e Regulamentos do UNICEF:
- Incluindo Prevenção contra a Exploração e Abuso Sexual (PEAS).
- Promoção da Género, Equidade e Inclusão:
- Com foco nas pessoas com incapacidade.
Riscos Identificados:
- Rotatividade de pessoal da equipa WASH das USs.
- Escassez de recursos financeiros para manter em funcionamento as infraestruturas WASH nas USs e a capacitação das equipas WASH das USs.
Próximos Passos:
- Realização da Formação de Formadores:
- Quelimane e Beira.
- Criação das equipas WASH das Uss.
- Treinamento das equipas WASH das Uss:
- Na sede de cada distrito.
- Realização da Linha de Base:
- Sobre os serviços e condições de WASH FIT nas USs seleccionadas.
Desafios e Oportunidades
O projecto enfrenta alguns desafios, como:
- Recursos humanos: A rotatividade de pessoal nas USs pode dificultar a formação e a retenção de conhecimento.
- Recursos financeiros: A sustentabilidade das infraestruturas WASH e da capacitação das equipas WASH dependerá da disponibilidade de recursos financeiros.
- Mudança de comportamento: A promoção de práticas de WASH e PCI requer um trabalho de mudança de comportamento junto das comunidades e dos profissionais de saúde.
Oportunidades:
- Parcerias: O projecto pode beneficiar de parcerias com o governo, organizações não-governamentais, sector privado e comunidades.
- Inovação: O projecto pode ser uma oportunidade para testar e implementar soluções inovadoras para WASH nas USs.
- Advocacia: O projecto pode contribuir para a advocacia em prol da WASH e da saúde nas políticas públicas.
- Sobre os serviços e condições de WASH FIT nas USs seleccionadas.
Implementação do Projecto
O projecto será implementado em três fases:
Fase 1: Planeamento e Preparação (3 meses)
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Desenvolvimento do Pacote de Formação em WASH FIT:
- Adaptação da ferramenta WASH FIT ao contexto de Moçambique;
- Elaboração de materiais de formação (manuais, guias, apresentações);
- Definição dos métodos de formação e avaliação.
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Estabelecimento do Grupo de Formadores Distritais:
- Selecção de formadores dos SDSMASs e SDPIs;
- Capacitação dos formadores em WASH FIT.
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Selecção das Unidades Sanitárias:
- Criação de critérios de selecção;
- Identificação de 60 USs (23 em Sofala e 37 na Zambézia) que reúnem os critérios.
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Criação das Equipas WASH das USs:
- Sensibilização dos gestores e profissionais de saúde sobre a importância da WASH;
- Selecção dos membros das equipas WASH.
Fase 2: Implementação da Formação (6 meses)
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Realização da Formação de Formadores:
- Capacitação dos formadores distritais na metodologia WASH FIT;
- Treinamento em técnicas de facilitação e avaliação.
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Treinamento das Equipas WASH das USs:
- Capacitação dos membros das equipas WASH na metodologia WASH FIT;
- Ênfase na componente de Operação e Manutenção dos equipamentos WASH.
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Capacitação dos Líderes Comunitários:
- Sensibilização sobre a importância da WASH para a saúde pública;
- Promoção de práticas de WASH nas comunidades.
Fase 3: Monitoramento e Avaliação (12 meses)
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Implementação da metodologia WASH FIT nas 60 USs seleccionadas:
- Acompanhamento e suporte às equipas WASH das USs;
- Monitoramento da qualidade dos serviços de WASH.
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Realização da Linha de Base:
- Avaliação das condições de WASH nas USs antes da implementação do projecto.
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Monitoramento e Avaliação Contínua:
- Colecta de dados sobre os indicadores de WASH;
- Realização de pesquisas e estudos;
- Elaboração de relatórios periódicos.
Sustentabilidade do Projecto:
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Capacitação das equipas WASH das USs na gestão e manutenção das infraestruturas WASH:
- Garantia da funcionalidade e durabilidade dos sistemas WASH;
- Redução dos custos de operação e manutenção.
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Envolvimento das comunidades na gestão dos serviços de WASH:
- Promoção da co-responsabilidade entre as USs e as comunidades;
- Aumento da sustentabilidade das intervenções.
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Advocacia para a integração da WASH nas políticas e planos de saúde:
- Garantia da institucionalização da WASH no sector da saúde;
- Mobilização de recursos para a WASH.
Conclusão:
O projecto Implementação de Formação e Treino em Serviço para WASH em Instalações de Cuidados de Saúde Primários nas Províncias de Sofala e Zambézia, Moçambique tem o potencial de contribuir significativamente para a melhoria da saúde pública no país. Através da implementação da metodologia WASH FIT, o projecto visa aumentar a capacidade das USs para prevenir e controlar doenças infecciosas, promovendo a saúde e o bem-estar das populações.
Agradecimentos:
Ao Ministério da Saúde de Moçambique, UNICEF, SDSMASs, SDPIs, CSM e a todos os parceiros que contribuíram para o desenvolvimento e lançamento do projecto.
Para mais informações:
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- Website do CSM: https://www.csm.org.mz/
- Website da UNICEF Moçambique: https://www.unicef.org/mozambique/
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