IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA SAÚDE
Evidência sobre a relação entre clima e saúde é fundamental para resiliência do sector da Saúde
Decorreu no dia 06 de Agosto de 2024, no Anfiteatro da Universidade Zambeze, Cidade da Beira, um simpósio sobre as MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEU IMPACTO NO SECTOR SAÚDE, assim com o lançamento da Plataforma de Monitoria denominada ALIVE.
Dirigido pelo Director Geral do INS, Dr SamoGudo e que contou com a abertura da Secretária do Estado da Província de Sofala, contou também com a presença de várias individualidades desde Directores Provinciais, de várias Instituições, Investigadores, Técnicos de Saúde, ONG, INGD, entre outros convidados.
A Secretária de Estado (SE) na província de Sofala, Cecília Chamutota, defendeu, recentemente, cidade da Beira, durante o Simpósio de Clima e Saúde em Sofala, a necessidade de geração de evidência sobre a relação entre o clima e saúde, explicando que esta é fundamental para tornar o sector da Saúde mais resiliente ao impacto das mudanças climáticas.
“Com vista a mitigar o impacto das mudanças climáticas na saúde, várias iniciativas têm sido levadas a cabo pelo Governo e seus parceiros de cooperação para a compreensão da relação entre o clima e saúde”, disse.
O simpósio em alusão foi organizado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), tendo como principal objectivo divulgar e discutir a evidência científica global e nacional sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde, e as acções para o fortalecimento da resiliência do sector da Saúde.