Preaload Image
Back

2022-2027

A Associação Comité para a Saúde de Moçambique (CSM) é uma Organização Não Governamental Moçambicana, sem fins lucrativos, criada em 14 de Outubro de 2020, e neste momento possui três escritórios, nomeadamente em Maputo, Beira e Chimoio. O CSM é a continuação da Health Alliance International (HAI), uma Organização Não Governamental (NGO) Americana que operou em Moçambique no período de 1987 à 2021 e era um dos parceiros chave do Governo de Moçambique concretamente no sector saúde.

Na perspectiva de traçar directrizes e priorizar actividades para o futuro, médio e longo prazo, a Direcção do CSM decidiu desenvolver um Plano Estratégico (PE) para guiar as intervenções da organização em Moçambique, com ênfase nas acções de grande impacto para a saúde da vida da população.

Este Plano Estratégico assenta em cinco objectivos, designadamente:

1. Reforçar a coordenação com as instituições de saúde do sector público, incluindo as subordinadas e tuteladas – de modo a ajudá-las a serem mais proativas, eficazes e eficientes na sua atuação com vista a atingirem os objetivos traçados.

2. Desenvolver propostas, buscar financiamento e implementar projectos e programas que reforçem o sistema de saúde público e que fortaleçam a implementação dos CSP de qualidade – em que a organização continuará a apoiar os governos centrais, provinciais e distritais na prestação de cuidados de saúde da população, bem como na implementação de estratégias de equidade para a saúde através da mobilização de recursos financeiros, materiais e capacitação do capital humano do Sistema Nacional de Saúde (SNS);

3. Reforçar a capacidade Institucional do CSM – dotar a organização de maior capacidade de implementação de projectos e programas, através de formação do seu quadro existente, isto é, munir a organização de maior capacidade Técnica, Administrativa e de Gestão de todos projectos e programas implementado;

4. Criar parcerias estratégicas com instituições privadas nacionais e internacionais – sejam com fins não lucrativos e/ou lucrativos, onde o CSM possa criar sinergias para contribuir no apoio ao sector de saúde, seja a nível central, provincial ou distrital.

5. Participar de forma activa em fóruns de ONG’s Nacionais – reconhecendo que unindo esforços pela mesma causa, sempre é mais eficaz na coordenação de acções conjuntas com vista a apoiar o sector de saúde.

Os objectivos estratégicos acima indicados permitirão o crescimento e a sustentabilidade da organização de uma forma segura e progressiva ao longo do período de implementação do presente PE.

Uma matriz resumida de Indicadores e Metas acompanha este Plano Estratégico e permite monitorar e avaliar numa periodicidade anual da implementação do mesmo.

Leia todo o PE abaixo:

 

close
Registe-se para receber mensalmente conteúdos fantásticos no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa []política de privacidade[/] para mais informações.

Chinese (Simplified) ZH-CN English EN French FR Portuguese PT Spanish ES
%d bloggers like this: