
Projecto EEE
- Categories Em Execução, Projectos
- Date Julho 18, 2023
- Comments 0 comment
- Tags
ENGAGE, EDUCATE, EMPOWER Cabo Delgado

Responder às necessidades de crianças afetadas por conflitos e suas famílias com foco particular nas necessidades de meninos e meninas adolescentes.
Cobertura geográfica: País: Moçambique; Província: Cabo Delgado: Distritos de Palma, Balama, Meluco e Mueda
PORQUÊ ESTE PROGRAMA?
A insegurança em Cabo Delgado aumentou significativamente durante 2021 e continua a afetar as populações da região. De 70.000 no início de 2020, o número de deslocados internos aumentou dez vezes para 946.508 pessoas [IOM, junho de 2022]. A população de deslocados internos é altamente transitória, com crianças formando quase 50% da população em movimento. Identificada pelo PRH 2021 como uma crise de proteção, a situação em Cabo Delgado foi agravada pela presença de atores armados e deslocamentos contínuos, causando riscos crescentes para crianças, adolescentes e suas famílias.
Este projeto apoiará 68.000 deslocados internos afetados por conflitos em 16 comunidades-alvo com serviços diretos. Como parte de nossa abordagem sensível ao gênero e inclusiva da deficiência, a maioria das atividades tem uma divisão percentual de pelo menos 60/40 mulheres/homens, bem como uma meta mínima de 10% para crianças com deficiência. Tanto os deslocados internos quanto as comunidades anfitriãs se beneficiarão dos serviços, com maior peso na prestação de serviços aos deslocados internos. A seleção será baseada na vulnerabilidade, não no status, com pelo menos 20% da comunidade hospedeira selecionada para mitigar o risco de causar tensão entre as populações e deixar impactos sustentáveis nas comunidades-alvo.
PAPEL DO CSM
MHPSS
O CSM liderará a vertente MHPSS, seguindo a Abordagem de Tratamento de Elementos Comuns, baseada em tratamentos baseados em evidências para depressão, ansiedade, uso de substâncias e estresse. Crianças e adultos se beneficiarão de aconselhamento individual e em grupo, apoio ponto a ponto, eventos comunitários de MHPSS, como eventos esportivos e celebrações locais, aderidos aos níveis 2 e 3 da pirâmide IASC MHPSS. Os casos identificados pela equipe de gerenciamento de casos ou pela equipe de MHPSS para apoio clínico serão encaminhados para atores relevantes, como MSF e OMS. Serão construídos 16 centros polivalentes com espaço seguro para estas atividades e atividades lúdicas para os mais novos. Todos os funcionários, cuidadores alternativos e líderes comunitários serão treinados em MHPSS e PSEA, para serem capazes de identificar riscos, comportamentos e sintomas e usar o PFA para apoiar crianças e pais. As actividades de MHPSS serão todas concebidas de forma sensível ao género, inclusiva e culturalmente sensível e programas direccionados para crianças com deficiências conforme apropriado.