CSM - Comité para Saúde de Moçambique

SOBRE NÓS

A Associação Comité para a Saúde de Moçambique (CSM) é uma Organização Não Governamental Moçambicana, sem fins lucrativos, criada em 14 de Outubro de 2020, e neste momento possui três escritórios, nomeadamente em Maputo, Beira e Chimoio. O CSM é a continuação da Health Alliance International (HAI), uma Organização Não Governamental (NGO) Americana que operou em Moçambique no período de 1987 à 2021 e era um dos parceiros chave do Governo de Moçambique concretamente no sector saúde.

O Comité para Saúde de Moçambique é uma organização não-governamental (ONG) que trabalha com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar das populações mais vulneráveis em Moçambique. A organização concentra-se em promover soluções sustentáveis, garantindo acesso aos cuidados de saúde, programas de prevenção e tratamento e na defesa dos direitos de saúde das comunidades. Através de parcerias com governos, organizações da sociedade civil e outras entidades, desenvolvem programas de formação e capacitação destinados a médicos, enfermeiros, promotores de saúde e outras partes interessadas na promoção da saúde, incluindo a formação de equipas de saúde comunitária. O Comité para Saúde de Moçambique também trabalha para aumentar a conscientização sobre saúde pública e as questões relacionadas com as necessidades de saúde das mulheres e das crianças, especialmente em áreas rurais e de difícil acesso.

O Comité para a Saúde de Moçambique (CSM) é uma Organização Não Governamental Moçambicana, sem fins-lucrativos, que trabalha no sector da Saúde Pública e tem uma vasta experiência na implementação de Programas de Cuidados de Saúde Primários, reforço do Sistema de Saúde, Gestão e Liderança, Melhoria Contínua da Qualidade (CQI) e Pesquisas.

Promover políticas e apoiar programas que fortaleçam os Cuidados de Saúde Primários de governos (central, provincial e distrital) e fomentar a equidade Social, Económica e de Saúde para todos.

Ser referência na promoção e implementação de cuidados de saúde para o bem-estar da população moçambicana.

Valores

Descrição

Ética

O CSM mantém um conjunto de valores que orientam o comportamento e a conduta organizacional, que devem ser adoptados no exercício de qualquer actividade, dentro do ambiente de trabalho.

Integridade e Compromisso

Honestidade e ética estão sempre presentes em cada acção. O CSM prima pelo cumprimento dos planos traçados, preservando a integridade científica e excelência profissional.

Liderança

O CSM aposta na capacidade de congregar vontades e inteligências orientadas de forma clara para a concretização de projectos.

Humanização

O CSM cultiva o respeito pelo ser humano e pela dignidade individual de cada um.

Disciplina

O CSM incute nos seus colaboradores um forte sentido de honra, respeito, autocontrolo e determinação.

Equidade

O CSM promove oportunidades iguais para todos.

Inovação

O CSM aceita e encoraja ideias inovadoras, pois acredita que este é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento organizacional.

Reconhecimento

O CSM reconhece que cada pessoa é um membro pleno e igual da organização, com direito a participar activamente para o bem dessa.

Respeito pelo ambiente

O CSM encoraja o respeito pelo ambiente como um dos pilares determinantes da saúde das populações.

MAPUTO

BEIRA

PLANO ESTRATÉGICO